Felicidade Virtual

Em tempos de Covid-19, como seria passar 30 dias sem poder abrir seu Facebook e Instagram?? Abstinência total dessas mídias por um mês?? Jejum de mídias sociais!!

Os argumentos usados para te convencer a fazer esse jejum serão os impactos negativos das redes sociais na sua vida, na sua saúde mental e bem estar, como o aumento da sua ansiedade, depressão e baixa alto-estima, principalmente entre os mais jovens.

Vivemos em um mundo de vitrines globais… rostos bonitos, corpos sarados, casais apaixonados, férias perfeitas, pessoas bem sucedidas… Se comparar com os outros é algo que o ser humano sempre fez, desde sempre, todos fazemos, sem exceção. Gente esbanjando sorrisos em suas selfs de momentos felizes, mais elegantes, mais produzidos, locais arrumados e preparados para “aquele clic”, selfs… selfs… selfs e mais selfs…. Nós vemos na telinha uma felicidade construída e nos comparamos com o que vemos, e dependendo de como está a nossa vida atual, poderá nos trazer insatisfação e tristeza. Ouuuu MOTIVAÇÃO!!!

Vamos nos comparar menos?? Vamos lá… Vamos entender um pouco isso…

O ser humano é naturalmente motivado a evitar sofrimento e obter benefício. Por um lado somos instintivamente levados a evitar situações que tragam dor física ou emocional. Por outro lado somos instintivamente motivados a buscar situações que nos faça sentir bem, incluídos, considerados, amados…. E assim, guiados por essas motivações instintivas, desde que somos bebês começamos a experimentar a vida, descobrimos o que nos causa dor, e o que nos causa alegria, satisfação. Aprendemos tudo! A andar, falar, comer sozinhos, nos vestir… Nessas experiências copiamos alguns modelos: pai, mãe, irmãos, uma cuidadora, um (a) amigo(a), e também é dessa forma que aprendemos sobre nosso comportamento, fazendo o que os outros fazem ou nos dizem para fazer, as vezes também contrariando o que os outros nos dizem e o que devemos fazer… Faz parte.

Lembra quando você escutava: – Não faça assim!!! Faça como seu irmão. – Seja educada como aquela menina!! – Você viu a nota que Maria tirou na prova de matemática?? e por ai vai…. Olha aí a gente aprendendo a comparação com os outros!!! Essas comparações têm um papel importante no nosso desenvolvimento.

Segunda a psicologia ___ Só quando nos comparamos aos outros é que poderemos avaliar a nós mesmos. Nossas atitudes, habilidades, nossos resultados, e o desejo de nos aproximarmos daquilo que é um modelo para nós, nos motiva para nosso aprimoramento pessoal. Então em princípio, a comparação pode ser saudável? Sim. Desde que saibamos usa-la a nosso favor, para nosso desenvolvimento e evolução.

Só que somos seres humanos e temos o dom de complicar um pouco as coisas …. não é?

Criamos uma sociedade altamente competitiva, em que todos procuram se destacar, no mínimo parecer especiais acima da média. Aprovações online, imediatas… curtidas e mensagens, vários seguidores…. Validação social em tempo real!!! Serotonina instantânea!! Fantástico!!! Por isso postar nas redes é tão bom! Massss….. entre o atraente e o viciante existe uma distância muito curta para algumas pessoas. Saiba que não existe esse mosaico de vidas perfeitas!!

Se você se identificou com o que leu até agora, aqui, e gostaria de naõ ter tanto incomodo com as comparações, o ponto de partida para sair desse mecanismo traiçoeiro é rever a ideia de levar uma vida perfeita. Nossa vida não é um instagram. Ninguém tem uma vida perfeita. Entendendo aqui como perfeição, uma vida idealizada, em que tudo acontece conforme os nossos desejos. Nem aquelas pessoas que são um ponto fora da curva, gente que faz sucesso, tem uma vida perfeita… Até a Gi, em seu livro falou sobre esse tema!!! Ahhhhh a Gi é a Gisele Caroline Bündchen TOP DAS GALÁXIAS !!!

Enfim….. no íntimo nem tudo é glamour!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: