SIGNOS E SEUS SIGNIFICADOS

Qual é então o significado prático dos Signos?

Cada Signo representa um modo de expressão, um processo. Nenhum Signo é igual a outro, assim como nenhum é bom ou mau, cada um tem características bem definidas.

  • Carneiro representa a ação impulsiva baseada numa necessidade de exprimir um desejo, a identidade. Simboliza tudo o que é impulsivo, imediato, desde a precipitação não pensada ao pioneirismo.

Elemento: Fogo
Modo: Cardinal

  • Touro representa a fase de estruturação, do adquirir de forma e substância. Simboliza todos os processos em que o sentido de ter e de valor estão envolvidos. A estabilidade é um tema deste Signo que tanto se pode manifestar por possessividade e teimosia ou como resistência e perseverança.

Elemento: Terra
Modo: Fixo

  • Gémeos é o Signo da diversidade, da comunicação e do movimento constante. Caracteriza-se por uma necessidade de relativizar do Universo, uma constante conceptualização da vida e de todas as coisas. Os processos deste Signo são maioritariamente cerebrais, sendo a comunicação, a informação e entendimento uma parte muito importante. As manifestações podem variar desde a leveza e futilidade até à curiosidade e comunicação.

Elemento: Ar
Modo: Mutável

  • Caranguejo é o Signo da maternidade, do conforto emocional, o nutrir e ser nutrido. Neste Signo as coisas vão ser vivenciadas através das ligações emocionais de conforto e desconforto com as experiências de vida. Este é o Signo do apego e da dependência e também da maternidade e proteção.

Elemento: Água
Modo: Cardinal

  • Leão relaciona-se com a expressão criativa do ego. Representa todos os processos de procura de identidade. Todas as experiências de vida do Leão são vistas como uma transformação de identidade, um desafio à estrutura pessoal. É tanto o Signo da vaidade e egoísmo com o da dignidade e generosidade.

Elemento: Fogo
Modo: Fixo

  • Virgem representa o processo da purificação e da busca da perfeição. Neste Signo vive-se a procura de eficiência e funcionalidade. Há nele uma necessidade inata de “arrumar, limpar e organizar” o Universo e a Vida. Neste Signo encontramos tanto o criticismo como a eficiência e a ordem.

Elemento: Terra
Modo: Mutável

  • Balança representa o confronto e a comparação entre o Eu e o Outro. Neste Signo, a busca do equilíbrio e a harmonia com o exterior são peças fundamentais. Há um forte impulso para os relacionamentos, pois os outros vão servir de espelho e de “válvula reguladora” a essa necessidade de harmonia.

Elemento: Ar
Modo: Cardinal

  • Escorpião tem como temática o desejo e as suas consequências. Aqui o indivíduo vai ao encontro das suas motivações mais profundas (as “forças ocultas” que o movem) e também dos resultados dos seus atos. Este processo, que é um “teste de poder”, implica uma transformação profunda da natureza emocional, uma “morte” de padrões comportamentais. É tanto o Signo da manipulação como o da purificação e regeneração.

Elemento: Água
Modo: Fixo

  • Sagitário é o Signo da aventura e dos ideais. Expressa o processo de busca de uma identidade maior, que relaciona o indivíduo não apenas com ele próprio mas com um significado mais coletivo e abrangente. Neste Signo tudo vai ser vivenciado segundo filosofias, valores e padrões de ética, que tanto podem ser dogmáticos e doutrinadores, como altamente idealistas e éticos.

Elemento: Fogo
Modo: Mutável

  • Capricórnio representa o processo de estruturação e hierarquização da Vida e de todas as coisas. Neste Signo, há uma necessidade de compreender as estruturas de poder geralmente associadas a uma vivência do social muito intensa. O posicionamento na estrutura geral de forças (status) é muito importante. São expressão deste Signo a avareza e a rigidez mas também a estratégia, a sobriedade e a estruturação.

Elemento: Terra
Modo: Cardinal

  • Aquário representa os processos de individualização e de reconhecimentos dos “papéis” sociais face ao coletivo. Neste Signo há uma tendência ideológica revolucionária que procura o entendimento do coletivo humano. Podemos também encontrar um certo orgulho intelectual e uma resistência em “ser como os outros”. São expressão deste Signo o humanismo, a fraternidade e a globalização, assim como a rigidez mental, o orgulho arrogante e a excentricidade sem sentido.

Elemento: Ar
Modo: Fixo

  • Peixes é o último Signo do Zodíaco e, assim sendo, é nele que se sintetizam os processos de todos os Signos anteriores. Há uma tentativa de apreender emocionalmente o Todo: as coisas são vividas com grande sensibilidade emocional ao Universo. Como as fronteiras emocionais são difusas, existe a possibilidade de transcendência e “iluminação” mas também a de perda e desagregação do Eu. São expressões deste Signo a confusão e a “vagues”, assim como a intuição e a empatia.

Elemento: Água
Modo: Mutável

Estas doze qualidades (Signos) ou modos de ser vão “colorir” e qualificar os planetas, casas e outros pontos de um mapa natal. São o fator mais abstrato na Astrologia, mas também o mais importante e fundamental.

Cada signo estará representado por mandalas feitas especialmente para esse site, este assunto tão rico e mágico, essa ciência que nos fascina.

Agora percorra os posts e se conheça um pouco mais…

Boa viagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: